Livro – O desaparecimento do escoteiro Marco Aurélio.

Faz alguns dias, terminei de ler o livro “Operação Marins”, do escritor e jornalista Rodrigo Nunes.
A obra, revisada e ampliada em sua última edição, conta a história do escoteiro Marco Aurélio Simon, desaparecido há 35 anos em uma excursão ao Pico dos Marins.

Nunes dá ao texto um caráter investigativo, recheado de fontes, e recorre muitas vezes ao jornalismo literário para transmitir a dramaticidade do caso aos leitores. Companheiros de Marco Aurélio, seu chefe escoteiro, participantes das buscas, diretores regionais e de distrito, familiares e amigos foram consultados para dar conteúdo ao livro.

O autor também abre espaço, no final da obra, para que a família possa dedicar algumas palavras a Marco Aurélio, assim como para que seus leitores também participem com suas teorias.

O caso

Marco Aurélio Simon desapareceu no Pico dos Marins em 1985. Seu corpo jamais foi encontrado por aquela que foi uma das maiores operações de busca já realizadas no país. Exército, mateiros, policiais, montanhistas, aviões, helicópteros e vários voluntários permaneceram durante semanas na região para tentar encontrar algum vestígio de Marco Aurélio.

Na passagem para a tropa sênior, o chefe Juan Bernabeu decidiu levar os garotos para uma excursão ao Pico dos Marins. Um dos escoteiros se machucou durante a caminhada, e o grupo decidiu voltar à base no pé dos Marins. Marco Aurélio, com mais experiência entre o grupo, se prontificou a ir na frente para abrir caminho e pedir socorro. Para isso, foi marcando o numeral do grupo nas pedras para que seus companheiros pudessem segui-lo. Era um dia ensolarado, com poucas nuvens. Marco Aurélio nunca mais foi visto.

Depois de três décadas, a família continua buscando Marco Aurélio. Acredita, assim como boa parte das equipes de busca, que o escoteiro não se encontra na montanha. Recentemente, os pais e os irmãos de Marco Aurélio lançaram uma nova campanha para dar visibilidade ao caso. Você pode encontrar informações clicando aqui.

O livro pode ser adquirido com o próprio autor em seu perfil do Facebook. É recomendado principalmente para que se reabra continuamente o debate sobre a atuação escotista e nossos protocolos de segurança.

3 comentários em “Livro – O desaparecimento do escoteiro Marco Aurélio.

  1. Boa tarde. Procuro pelo livro para comprar. Tenho dificuldades de achar. Apenas no Mercado LIvre, mas com o valor de frete muito desvantajoso. Agradeço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s