Membros do CAN fazem manifesto contra a DEN.

Seis membros do Conselho de Administração Nacional (CAN) apresentaram, no dia 22/3, um manifesto contra a Diretoria Executiva Nacional (DEN). No documento, os conselheiros fazem uma lista de infrações que a DEN supostamente cometeu e pedem a adequação da diretoria aos pontos elencados no prazo de 30 dias sob risco de ser exonerada.

Golpe outra vez?

O caso é idêntico à intervenção na região do Maranhão realizada em agosto de 2015 (leia aqui), que alteraria o resultado das eleições para a DEN. Com o manifesto dos conselheiros e o CAN dividido, desta vez não se esperaria uma eleição, mas se exoneraria a diretoria de seu mandato para colocar outra (indicada pelo conselho) no lugar.
Até aqui não há nada que possa parecer alarmante.

O que acontece é que o atual diretor-presidente do CAN, por informações de alguns dirigentes, quer ocupar a cadeira à frente da DEN e conta com este manifesto como ferramenta para a tarefa. O manifesto, por sua vez, é assinado por seis integrantes do CAN, mas há outros conselheiros que apoiam a iniciativa e não assinaram o texto. Se o documento for para votação – e se no pior dos casos houver empate – quem desempataria seria o próprio diretor-presidente do CAN.

Ainda que tudo indique que seja um golpe branco, é pertinente a análise das infrações apresentadas no texto. Em todo caso, o hermetismo em que são tratados assuntos de relevância nacional talvez ilustrem, para os poucos dados à política escoteira, como são disputadas as funções institucionais.

O manifesto pode ser lido aqui: Manifesto DEN 2018 22 03 2018.

Anúncios

6 pensamentos sobre “Membros do CAN fazem manifesto contra a DEN.

  1. Este é o Escotismo que estão fazendo. Como tudo mudou. Este não é o meu. Uma vergonha que Baden-Powell se está vendo deve estar contrariado com tanta falta de escrúpulos. O Presidente do CAN quando candidato me procurou para dizer o que faria e claro pedindo minha colaboração nas publicações. Ingenuamente escrevi dando apoio. (Se não for o mineiro peço desculpas). Posteriormente descobriu que costumo escrever o que penso sem meias palavras. Em um parabéns a você que enviei a sua página, por duas vezes apagou meu escritos. Mostrou assim sua verdadeira identidade. Melhor se afastar do que me contradizer como fazem muitos das lideranças escoteiras.
    Quando vejo tais atos, tais arrogâncias que nada tem a ver com o escotismo baseado numa Lei e Promessa penso que com meus 77 anos estou vendo um novo escotismo. Um escotismo que nunca pensei em ver. Um escotismo que nunca foi o meu!

  2. Pingback: [Revival] Membros do CAN fazem manifesto contra a DEN. – Café Mateiro

  3. Eu disse uma vez aqui no blog e vou repetir:

    Políticos brasileiros e cúpula da UEB, qual a diferença? Apenas o uniforme.
    E qual a semelhança? Interesse pessoal.

  4. Pingback: Problemas no Congresso Nacional Escoteiro. – Café Mateiro

  5. Pingback: O que aconteceu na Assembleia Nacional Escoteira? – Café Mateiro

  6. Pingback: Renúncia do diretor-presidente do CAN é manobra para privilegiar chapa que concorre à DEN – Café Mateiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s