Observações de B.-P.

Passeando pelo blog do articulista mexicano Arturo Reyes, o qual eu recomendo que seja visitado pelos escotistas, observei um artigo em que se comemorava a edição de um livro em espanhol com a coletânea dos pensamentos de Baden-Powell. Tal literatura reúne as colaborações de B.-P. para a publicação “The Scouter”, entre 1909 e 1941, e atende pelo nome de B-P’s Outlook.

No Brasil, até onde se sabe, não possuímos o referente em português desse livro. Porém, pelo trabalho de alguns escoteiros brasileiros, como é o caso do Cap. Anilto do site Escotismo Participativo, podemos ler alguns dos artigos publicados por Baden-Powell no idioma de Camões.

É interessante ver a maneira objetiva, simples diria eu, que Baden-Powell encarava e mediava certos assuntos; inclusive aqueles que envolviam divergências entre os dirigentes escoteiros – afinal, nesse sentido, o Movimento Escoteiro não é que tenha mudado muito de 100 anos pra cá (risos).

Uma das publicações “The Scouter”.

Além disso, em suas participações, também fala sobre acampamentos, militarismo, instrução de tropas e o Sistema de Patrulhas. Sobre este último, não custa lembrar do que se trata.

Creio que, mesmo que os tempos sejam outros, sem o Sistema de Patrulha o movimento poderá ser tudo o que se deseja, menos escoteiro. Todo garoto ou garota que acampou com sua Patrulha e foi cúmplice desse sistema, não voltou o mesmo.
É que este método, à época, divergia do que se acreditava ser o adequado para um garoto. O Sistema de Patrulhas simplesmente deixava os jovens soltos, de maneira autônoma, o que os levava a ter responsabilidades. Era o que chamamos de protagonismo juvenil.

Vejamos o que Baden-Powell nos disse sobre isso.

O primeiro artigo fala do Espírito de Patrulha.
Já o segundo fala sobre o líder da Patrulha, nesse caso o monitor.


O Espírito de Patrulha – Dezembro de 1913

Quanto mais vejo Tropas que têm êxito, mais percebo o valor do sistema de fazer a Patrulha como unidade responsável da Tropa e o tratamento do Líder de Patrulha como a pessoa responsável por ela, como se fosse uma pessoa adulta. Como um passo adicional nesse sentido, um que imagino que será útil ao Chefe Escoteiro, estamos divulgando um Formulário para Relatório de Patrulha, o qual o Líder da Patrulha pode preencher semanalmente e entregar ao seu Chefe Escoteiro, fornecendo a freqüência e o desempenho de cada Escoteiro durante a semana em exercícios escotistas, reuniões, jogos, igreja, etc.
O percentual de tais freqüências podem ir então para o placar da Patrulha, para estabelecer uma ordem de mérito de cada uma das várias Patrulhas da Tropa.
Tal competição não deixa de ser útil aos jovens, e põe motivação em suas atividades diárias.
Em algumas Tropas cada Patrulha tem seu lema, que é uma forma excelente no mesmo sentido, por desenvolver o espírito de Patrulha. O lema, via de regra, é selecionado e composto pela própria patrulha e normalmente se aplica de algum modo ao animal da Patrulha. Por exemplo, assim a Patrulha Leão poderia ter um lema “Valente como o Leão!”, a Patrulha Rã, “ Não somos rãs, no entanto coaxamos!”, a Cães, “Alertas como cães vigilantes!”, ou “Amigos fiéis!”, e por aí vai.


Líderes de Patrulha – Junho de 1910

O melhor progresso é feito naquelas tropas em que poder e responsabilidades são realmente colocados nas mãos dos Líderes de Patrulha. Esse é o segredo do sucesso de muitos Chefes Escoteiros, quando uma vez que tenham meia dúzia de Líderes de Patrulhas, realmente os fazem agir como se fossem Chefes Assistentes. Os Chefes Escoteiros encontram os capazes de, por si mesmos, seguir adiante e aumentar suas tropas, seja iniciando uma nova patrulha ou adicionando recrutas a uma existente.
Espere bastante de seus Líderes de Patrulha, e nove em dez vezes eles superarão suas expectativas, mas se você sempre lhes der comida na boca e não confiar neles, você nunca conseguirá que façam qualquer coisa por iniciativa própria.

 

  • Estes dois artigos foram retirados do site Escotismo Participativo.
    Caso tenham interesse em ler outros pensamentos de Baden-Powell, recomendo a visita a este site.
Anúncios

2 pensamentos sobre “Observações de B.-P.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s