Os dias em Brownsea.

Quando escreveu o Escotismo para Rapazes, Baden-Powell deveria assegurar-se que o livro funcionaria na prática. Perto do mês de junho de 1907, se propôs, então, a organizar uma atividade para ter certeza que aquelas técnicas ou, melhor dizendo, aquele método que havia escrito funcionaria.

A atividade escolhida foi um acampamento. O local seria a Ilha de Brownsea, Poole, Inglaterra.

Os garotos

Após escolher o acampamento como base para aplicar as atividades, Baden-Powell começou a escrever cartas aos seus antigos camaradas do exército e a suas esposas, ou seja, pais e mães de garotos que estudavam em Harrow, Eton, Charterhouse, entre outras escolas.

Estas cartas começavam com a seguinte frase:

Proponho-me a realizar um acampamento com 18 rapazes selecionados para aprender exploração durante uma semana nas férias de agosto.

B.-P. continuava a carta enfatizando o quão benéfica seria a instrução dada aos garotos, e garantia aos pais que boa comida e atenção seriam dadas aos seus filhos.

Além disso, incluiu uma lista com a roupa e os equipamentos necessários. Solicitava aos rapazes que fossem à atividade sabendo ao menos 3 nós (nó direito, nó de escota e volta do fiel ) – os desenhos desses nós foram incluídos na carta para quem não os conhecesse.

Para concluir, B.-P. escreveu: Se você deseja enviar seu filho para acampar sob essas condições, por favor faça-me saber e lhe enviarei detalhes sobre o transporte etc.

É claro que os convites foram aceitos com entusiasmo. Lembremos que, à época, Baden-Powell era o famoso militar que havia defendido Mafeking e se tornado um herói em seu país.

Garotos no porto de Poole, a caminho de Brownsea.

O número original de 18 rapazes que iriam acampar logo foi ultrapassado. Baden-Powell teve uma ideia de última hora: convidou seu sobrinho de 9 anos, Donald Baden-Powell, órfão, como “ajudante” e, além disso, convenceu seu antigo companheiro de armas, Kenneth McLaren, para que fosse seu assistente em Brownsea. Há historiadores que contabilizam 22 rapazes em campo.

Alguns dias depois, no dia 17 de junho de 1907, B.-P. enviou convites também ao Bournemouth Boys Brigade para escolher seis de seus membros, e ao Poole Boys Brigade para escolher três de seus jovens. Estes garotos vinham de famílias de ruralistas e da classe operária.
Como curiosidade, o Boys Brigade ainda atua na Grã Bretanha. Foi fundado em 1883 e, caso queiram conhecer um pouco de seu trabalho, basta acessar seu site oficial.

Na tarde de 31 de julho de 1907, todos os participantes do que seria o primeiro acampamento escoteiro se reuniram na Ilha de Brownsea. No dia seguinte, e por sete dias seguidos, Baden-Powell trabalhou com esses garotos com atividades baseadas no livro que havia escrito.

Ilha de Brownsea - 1907.

Patrulhas desde o começo

Os 20 garotos que participavam no acampamento na Ilha de Brownsea foram organizados em patrulhas de 5 integrantes, que vinham tanto de famílias com melhor posição financeira como de famílias mais humildes.

O nome das patrulhas e seus integrantes você pode ver abaixo.


PATRULHA
LOBO
 PATRULHA TOURO PATRULHA MAÇARICO  PATRULHA CORVO

Monitor

Monitor

Monitor

Monitor

Bob Wroughton Thomas Evans-Lombe George Rodney Herbert Emley

Patrulheiros

Patrulheiros

Patrulheiros

Patrulheiros

Cedric S. Curteis Arthur Primmer Bert Watts Bert Tarrant
John Evans-Lombe Bert Blandford Alan Vivian William Rodney
Percy Medway James Rodney Terry Bonfield Herbert Collingbourne
Reginald Giles Marc Noble Richard Grant Humphrey Noble


Estudantes das Escolas Públicas

1st Bournemouth Boys Brigade

1st Poole Boys Brigade

Vista do acampamento na Ilha de Brownsea.

2 comentários em “Os dias em Brownsea.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s