Como os escoteiros se orientam?

Não é muito escoteiro se perder por aí. Ainda mais quando sabemos que antes de sair de casa, devemos estar com a atividade que vamos fazer controlada. Ou seja, saberemos de antemão o local onde vamos acampar, levaremos mapas da região, bússola e anotaremos em nossa caderneta os principais pontos de ajuda: bombeiros, hospitais, delegacias de polícia, etc.

Talvez, por uma eventualidade, podemos chegar a nos perder. Então, entrarão em ação as nossas técnicas de orientação.

Cabe lembrar que para que estas técnicas funcionem devemos praticá-las. Os índios, por exemplo, têm um alto sentido de orientação. Podem andar durante dias pela floresta e retornar a sua aldeia. Isto se consegue pela prática contínua que, no caso dos índios, eles vêm desenvolvendo desde criança.

O que se verá logo abaixo deverá ser usado quando não dispomos de uma bússola. Estas técnicas dão uma visão geral de orientação e sempre haverá uma margem de erro considerável se não sabemos usá-las bem.

A importância de conhecer as formas de orientação pode ser resumida em uma história, contada por Baden-Powell:

Um indivíduo viajava numa diligência e em certa estação, onde devia haver uma parada de meia hora, aproveitou para dar um pequeno passeio na orla da floresta. Curioso pelas raridades que encontrou, embrenhou-se um pouquinho. Quando quis voltar estava desorientado e, em vez de caminhar para a estação, caminhou em direção oposta. Procuraram-no, chamaram-no, tudo em vão. Organizaram grandes batidas e só muitos dias depois é que foram encontrar o seu cadáver, cerca de 30 km para o interior.

Um incidente como esse pode acontecer a qualquer pessoa e como o saber não ocupa espaço, veja algumas técnicas de orientação e, sobretudo, não esqueça de praticá-las.


O sol

O sol serve como referência para a orientação e inclusive para saber a hora em que estamos (hora solar).
Sabemos que o sol nasce no leste (L ou E) e se põe no oeste (O ou W); se acordarmos assim que o sol estiver nascendo, poderemos localizar no horizonte o mencionado E (ou L). Basta estender o braço direito para o lado em que o sol vem nascendo, que é o leste, e teremos: oeste à esquerda, norte na frente e sul nas costas. Se for à tarde, basta estender o braço esquerdo para o lado em que o sol vai se ocultando, que é o oeste, e teremos da mesma maneira: leste à direita, norte na frente e sul nas costas.

Indícios naturais

Você também pode observar algumas plantas e a ação dos raios do sol sobre elas. As plantas se desenvolvem para o lado que pegam mais sol. As regiões de mais de 23 graus sul, onde o sol bate sempre do norte, terão os troncos mais desenvolvidos para o lado norte. Se você olhar um tronco de árvore cortado com uma serra, verá que os anéis que marcam seu crescimento são mais largos para o lado norte. Os liquens e os musgos preferem o lado sombreado de árvores e pedras. Assim, serão encontrados mais facilmente para o sul no hemisfério sul.

Lembre-se que perto do equador esta regra não funciona tão bem.

A melhor maneira de orientar-se através destes indícios é observar cuidadosamente a natureza e usar o sentido comum; se uma marca indica a direção do norte ou do sul, compare com outras marcas para ter certeza.

Uma ótima atividade para você e sua Patrulha para a prática da orientação é observar as árvores de sua rua ou de um bosque e comparar os indícios com a direção que mostra a bússola.


Estrelas

A maneira mais fácil e rápida de se orientar por este meio é através do Cruzeiro do Sul.
Note no desenho que o lado maior da cruz é multiplicado por 4 vezes e meia e o Sul será encontrado traçando-se uma linha reta no horizonte.
Também podemos encontrar facilmente o norte ou o sul pela constelação de Orion, comumente conhecida como “Três Marias”.

Cruzeiro do Sul.
Escorpião.
Órion.

A constelação de Escorpião, quando nas proximidades do meridiano, também dá a direção N-S.

Observando as estrelas e comparando sua posição com a bússola, os escoteiros se familiarizarão em pouco tempo com este método de orientação, além de reconhecer, tanto pela posição como pelos seus nomes, as constelações. Devem desenhar nos seus cadernos de observação os alinhamentos das estrelas mais importantes.

Para constatar a veracidade da orientação através das estrelas eu recomendo o programa gratuito STELLARIUM.


Relógio

Também é possível se orientar através do relógio. Para isso, você vai necessitar um relógio com ponteiros e que o sol esteja brilhando, e não escondido atrás de nuvens ou montanhas.
Primeiramente devemos apontar o relógio e o número 12 (em romano XII) em direção ao sol. Com o relógio ainda apontado, buscaremos o ponteiro das horas. A bissetriz, ou seja, a linha que corta o ângulo entre o 12 e o ponteiro das horas, será o N.

As igrejas costumam ser construídas com suas portas principais voltadas para o oeste, apesar que já não se vê a mesma regra nas construções modernas. Em algumas dessas igrejas, podemos encontrar um campanário (ou torre) e no alto há uma espécie de cata-vento, que indica os pontos cardeais.

Há outras tantas técnicas para encher bastantes páginas desse blog. Mas com as que você viu acima, já será suficiente para que você tenha uma boa noção de orientação.

2 comentários em “Como os escoteiros se orientam?

  1. Valeu essa explicação, eu não tinha entendido direito a expllcação superficial do traçar da bissetriz em outros blogs que eu pesquisei. Mais aqui ficou bem claro, obrigado………..

  2. Everaldo e demais.
    Vencer a timidez e colocar a pergunta, alem de trazer a resposta pode mostrar ao comentarista que ha um ponto da sua cronica que pode e deve ser melhorado.
    Portanto, se agradecimentos ha, são do articulista em direção aos leitores, que são a razão voluntária da existência deste blog, e a do seu primo.
    Perguntem sempre !! “quem pergunta, parece ser burro por cinco minutos. Quem não pergunta certamente será burro para toda a sua existência”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s