14 anos de Escotismo Florestal.

Escoteiros Florestais.

Notícia enviada pelo Major Luiz Fidelis Torres, da PMAL.

O Escotismo Florestal, completou, no dia 19 de novembro, 14 anos de criação em defesa do meio ambiente e formando bons cidadãos, utilizado como principal ferramenta a vida ao ar livre para alcançar seus objetivos, através de acampamentos, caminhadas e excursões.

Tudo começou com a reunião de 12 jovens no Colégio Lamenha Lins, localizado no bairro do Jacintinho da Capital de Alagoana. No inicio a proposta era somente a defesa do meio ambiente tendo em vista que eu pretendia dá continuidade aos trabalhos que era feito com os Policiais Florestais (hoje, Policiais Ambientais), no entanto ao manter contado com a garotada vir também que deveríamos ampliar nosso foco, lembro-me que uma das meninas (na época com 13 anos) relatou que um colega da escola dela estava insistindo para ela fumar Maconha, somente parando de convidá-la quando ela disse que era Escoteira. A partir daí decidimos que o foco da nossa organização seria a formação das nossas crianças e adolescentes em todos os aspectos, ou seja, formar cidadãos fortes, inteligentes, companheiros, auto-suficientes, preparados para dizer não ás drogas e a violência e defender o meio ambiente.

Para alcançar nossos objetivos decidimos seguir o método educacional criado pelo inglês Baden-Powel (criador do Escotismo) onde a juventude aprende as coisas fazendo e cada um sendo responsável por seu desenvolvimento pessoal, porém vivendo em pequenas equipes denominadas de patrulhas. Mesmo seguindo o Escotismo, criamos novos conceitos e métodos que somados as do escotismo, nasceu uma nova modalidade que ficou conhecida no mundo todo como Escotismo Florestal.

O Escotismo Florestal ao completar 14 anos já é uma realidade mundial tendo sido reconhecido como um nova modalidade pela Associação Escoteira Baden-Powell (AEBP) e pela World Federation of Independent Scouts (WFIS), com sede na Alemanha; e por vários Escotistas no Brasil.
Hoje, com o lema “Sempre Alerta”, para a defesa da natureza e formação de cidadãos ambientalistas, o escotismo florestal comemora mais um ano de vitoria sabendo que está fazendo sua parte para deixar o mundo um pouco melhor. Basta observar os ex-escoteiros florestais que são Bombeiros Militar, empresários, profissionais liberais, donas de casas, trabalhadores de um modo geral, pais e mães de família, e muitos já trazem seus filhos para serem Escoteiros Florestais.

Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os Chefes, familiares, amigos do Escotismo Florestal. E, em especial as crianças e adolescentes que são o motivo maior da existência da nossa Organização.

Anúncios

Um pensamento sobre “14 anos de Escotismo Florestal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s