Atividade de Patrulha #3 – Abrigos naturais.

Para um acampamento, para uma etapa de classe ou especialidade, veja algumas dicas para a construção de um abrigo natural.
A principal função do abrigo é proteger o indivíduo contra os perigos e ameaças do entorno onde deverá sobreviver. Um abrigo bem construído proporciona também conforto físico e bem-estar psicológico, fatores decisivos quando queremos nos adaptar ao meio em que nos encontramos. Os tipos de abrigos podem variar: desde um simples teto construído rapidamente com um toldo, até uma cabana feita com troncos. A complexidade e o tamanho do abrigo que queremos construir, depende de alguns fatores.

Antes de construir, devemos levar em consideração dois aspectos fundamentais: as ferramentas disponíveis e o caráter do abrigo, ou seja, se será construído para uma breve ou prolongada estadia. Sem uma faca, canivete ou uma machadinha, todos os esforços deverão concentrar-se na construção de um abrigo de pequeno porte, mesmo que seja para uma estadia prolongada. Devemos levar em conta, também, o tempo necessário para trabalhar os materiais (principalmente a madeira) e nossas habilidades neste sentido.

Contudo, um escoteiro poderá construir um abrigo aceitável com poucas ou nenhuma ferramenta em qualquer circunstância, já que seu adestramento na arte mateira permite isso. E a chave para construir um abrigo com as qualidades necessárias para nossas necessidades se resume a uma palavra que o escoteiro conhece bem: improvisar. O improviso, unido às habilidades escoteiras, pode resultar em grandes e úteis pioneirias, entre elas o abrigo.

Regras gerais para a construção de um abrigo:
– Mesmo que seja pequeno, deverá ser bem construído, firme e confortável;
– Deve proteger contra os ventos predominantes da região;
– Deve proteger contra chuvas;
– Deverá permanecer limpo para que não atraia animais selvagens;
– Uma fogueira deverá permanecer acesa à noite para espantar os animais
selvagens;
– Caso queira usar um cipó no lugar do sisal ou corda, escolha o mais
resistente e flexível.

Banner-ebook

Deixe um comentário