Tragédia no Haiti. E os escoteiros onde estão?

scouts_d_haiti_articleimageEstamos aqui!

Desde a fundação do escotismo, o movimento vem demonstrando saber estar presente em momentos onde precisam de sua ajuda. Afinal, um dos maiores objetivos do escotismo é o de servir ao próximo.

São várias as informações sobre a atuação dos escoteiros depois do terremoto do Haiti. Várias associações, vários escoteiros do mundo se mobilizaram para ajudar a este país. Seria justo citar cada uma dessas associações, cada um desses escoteiros, mas nada melhor que dedicar este pequeno espaço aos Escoteiros Haitianos.

A comunicação no Haiti parece ter voltado relativamente ao normal. A informação abaixo foi dada ao Escritório Mundial dos Escoteiros pelos próprios escoteiros haitianos que trabalham no local.

Estas são algumas das tarefas que realizaram até o momento:

  • Os escoteiros de Jacmel ajudaram os bombeiros na busca e resgate de vítimas nos escombros. Também ajudaram a distribuir alimento e água às vítimas.
  • Os escoteiros de Saint-Marc instalaram um posto sanitário para prestar os primeiros socorros às vítimas de Porto Príncipe que sofreram ferimentos.
  • Escoteiros de Saint-Georges e Caleb ajudaram a mais de 200 feridos a chegar à fronteira da República Dominicana com seus veículos particulares para que pudessem receber assistência médica, apesar do alto custo do combustível (entre 7 e 9 euros por 6 litros para chegar ao local). Ambos Grupos Escoteiros, graças aos membros de seus comitês locais, albergaram e alimentaram a muitas vítimas.
  • Os escoteiros do Grupo Carrefour Gideon puderam salvar 725 pessoas. Estão fazendo caixões às dezenas de escoteiros mortos na tragédia. Além disso, cavaram uma fossa comum para enterrar a 150 pessoas.
  • Há um verdadeiro desejo de todos os escoteiros do país em ajudar as vítimas do terremoto que quase destruiu Porto Príncipe, Petit Groâve, Leogane, Jacmel e Grand Goave.
  • Uma missão internacional de avaliação para ajudar os escoteiros partirá de Paris dentro de poucas horas para avaliar as necessidades e adaptar um plano de ação que foi colocado em prática sexta passada. A missão estará composta por um voluntário cooperador, membro da Scouts et Guides de France, um jornalista do La Vie e será apoyada por um membro do MSC da Espanha.
  • O Escotismo Mundial também trabalha em estreita colaboração com organismos humanitários, como o ACNUR e a UNICEF.
Anúncios

2 pensamentos sobre “Tragédia no Haiti. E os escoteiros onde estão?

  1. Estamos aqui.
    Postamos no Orkut a menssagem abaixo para incentivar a participaçao dos escoteiros baianos nessa campanha:

    Lobinhos, lobinhas, escoteiros, escoteiras, seniores, guias, pioneiros, pioneiras, antigos escoteiros e amigos.
    Vamos concretizar nossa participação na campanha da boa ação pró HAITI

    FAÇA O SEU DEPÓSITO OU DA SUA MATILHA OU PATRULHA
    de qualquer valor na conta em nome do PNUD – HAITI
    CAIXA ECONOMICA FEDERAL
    OPERAÇÃO 003
    AGENCIA 0647
    CONTA 600-1

    Leve seu comprovante para o seu grupo e tambem nos avise que já fez a sua parte.

    “Sempre Alerta para Servir o Melhor Possível”
    GE Baden Powell 61 Ba

    • Sr. Moreira.
      Como vimos pelo texto, o Movimento Escoteiro se mobilizou para ajudar os companheiros do Haiti. Como disse, se há quem pergunte onde estão os escoteiros, responderemos com iniciativas como a do seu grupo. Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s