Liga de Escoteiros Esperantistas.

A Liga Escoteira Esperantista – Skolta Esperanto-Ligo (SEL) é uma organização mundial de Bandeirantes e Escoteiro(a)s, fundada em 1918, cujos membros falam ou têm simpatia pela língua internacional Esperanto.

A Liga também edita livros para ensinar Esperanto, especialmente planejados para bandeirantes/escoteiros, que se chama “Ĵamborea Lingvo“. Existe também um manual, semelhante a um dicionário, com os termos escoteiros e palavras úteis em acampamentos. Este vocabulário é chamado “Skolta kaj Tenduma Terminaro” (Nomenclatura Escoteira e de Acampamento).

Em muitos países há Representantes e Seções Nacionais da “Liga”.

 

Relembremos o que disse Baden-Powell.

Se você deseja escrever uma mensagem, que seja impossível da maioria das pessoas compreender, use o còdigo morse ou semáforas ao invés do alfabeto comum. Porém, a mensagem vai ser facilmente entendida por seus colegas que saibam sinalização.
Igualmente, se você desejar usar uma língua secreta na sua patrulha, todos os seus membros devem iniciar o estudo do “Esperanto”. Ela não é difícil, e é ensinada em um pequeno livro, que custa um “pence”. Esta língua está sendo usada em todos os países, de forma que você poderá usá-la no exterior.”
(Escotismo para Rapazes, pag. 202, da primeira edição original inglesa.)

4 comentários em “Liga de Escoteiros Esperantistas.

    1. Olá Soares.
      Grato pelas palavras.
      O wordpress na versão não comercial não oferece a opção do Google Friend Connect, como no blogspot. Mesmo assim você pode se inscrever nos Feeds deste blog através do link correspondente no topo da página.

      Um abraço.

Deixe um comentário